sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Biomas do Brasil



Bioma é uma unidade que agrupa diversos organismos de acordo com as condições físicas de um mesmo ambiente, como macroclima, solo, altitude, temperatura e umidade. Deste modo, é possível generalizar e encontrar semelhanças em espécies animais e vegetais que habitam um mesmo espaço, mesmo que estas não possuam nenhum parentesco entre si. O termo, que pode ser entendido como um ecossistema em larga escala, foi usado pela primeira vez na década de 1940 pelo ecologista norte-americano Frederic Clements.


Principais Biomas Terrestres

Os principais biomas terrestres são: florestas tropicais, temperadas e coníferas; savanas; desertos; chaparral; campos temperados; zonas de montanha; e tundra. No Brasil, os maiores são a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, que juntos ocupam mais de 80% do território brasileiro.
Entre eles, o mais ameaçado é a mata atlântica, considerada no mundo como o segundo bioma mais próximo da extinção. O pouco da mata original que resta faz parte das 860 Unidades de Conservação, distribuídas entre reservas e parques. As unidades são uma forma de proteger um Patrimônio Mundial da ONU, que serve de casa para muitas comunidades indígenas e ribeirinhas, e que, mesmo devastada, ainda abriga boa parte da biodiversidade brasileira.
Já a Amazônia é considerada por muitos especialistas a responsável por equilibrar a biosfera do planeta. O maior problema para sua preservação é o desmatamento, causado pela agropecuária, agricultura e extração ilegal de madeira. Para combater a derruba de árvores, o governo fixa metas anuais para desaceleração do processo, e ONGs debatem formas de conciliar o desenvolvimento econômico com a manutenção da vegetação existente.
Além de ser considerado “a savana brasileira”, o Cerrado é um dos biomas terrestres mais explorados por fazendas, sendo responsável por 35% da produção agrícola no país. Por isso mesmo, há muita discussão entre ambientalistas e agricultores sobre como preservar a região. Para solucionar a questão em todo o Brasil, um novo Código Florestal foi aprovado, porém o texto ainda causa debates entre as partes envolvidas.





 ______________________
Fonte: Atitudes Sustentáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário