sábado, 27 de outubro de 2012

PERFIL DA ENERGIA HÍDRICA

Energia maremotriz ou energia das ondas (1/8)

Uma maquete de gerador maremotriz, a partir da energia das ondas, flutua nas águas próximo de Limfjorden, na Dinamarca. Uma versão em escala desse protótipo será instalada no Mar do Norte.

Os primeiros experimentos com a energia das ondas, contudo, enfrentaram problemas em mares revoltos. A energia das ondas e marés tem um potencial energético estimado de 2 mil gigawatts. (Foto: Reuters)

Redução de CO2 na Costa Rica (2/8)

A água jorra por uma comporta na represa hidrelétrica de Cachi, na província costa-riquenha de Ujarras de Cartago. A Costa Rica está elaborando planos para reduzir as suas emissões líquidas de gás de efeito estufa (GEE) a zero antes de 2030. O país pretende compensar totalmente as suas emissões de dióxido de carbono. (Foto: Reuters)

Maior hidrelétrica do mundo na China (3/8)

Engenheiros e operários examinam o estator do primeiro gerador para a usina de energia da represa das Três Gargantas, no rio Yangtsé, na província chinesa de Hubei.

A barragem é o maior projeto hidrelétrico do mundo, gerando uma capacidade máxima de 18 gigawatts. (Foto: Reuters)

Grande impacto (4/8)

Um policial paramilitar monta guarda na represa das Três Gargantas, no rio Yangtsé, na China. A barragem gigantesca despertou temores de que a China pudesse se tornar mais vulnerável a ataques terroristas. (Foto: Reuters)

Protestos contra projeto hidrelétrico na Índia (5/8)

Em 2001, moradores do vilarejo de Maheshwar, na Índia, fizeram uma manifestação em Mumbai contra um projeto hidrelétrico de 400 megawatts que iria submergir o vale onde eles vivem.

O projeto estava previsto desde 1978, mas os protestos dissuadiram investidores estrangeiros, como a concessionária de energia alemã Bayernwerk. As obras no local foram retomadas posteriormente e novamente paralisadas em 2006. (Foto: Reuters)

Crise energética na Albânia (6/8)

Albaneses gritam palavras de ordem antigovernamentais e exibem garrafas de água vazias, durante uma manifestação contra os cortes de energia que afetaram o país em 2002.

A Albânia, uma das nações mais pobres da Europa, passa por uma crise de energia toda vez que os níveis da água nos projetos hidrelétricos do norte baixam devido à falta de chuva. Quase 98% da geração de energia da Albânia vem de hidrelétricas. (Foto: Reuters)


Reservatório reversível (7/8)

Este gráfico mostra um perfil esquemático da usina de sistema reversível de Racoon Mountain, no sudeste do estado do Tennessee, Estados Unidos.

Os reservatórios com sistema hidrelétrico reversível (PSS – Pumped Storage Scheme) atuam exatamente como imensas baterias de armazenagem. Nos períodos de pouca demanda e preços de energia reduzidos, a água é bombeada do reservatório de baixo para o reservatório de cima. Quando a demanda e os preços voltam a subir, a água é liberada para acionar os geradores na usina elétrica subterrânea. (Foto: Tennessee Valley Authority, www.tva.gov/power/pumpstorart.htm)


Energia das marés na França gera 4% da energia na Bretanha (8/8)

A usina maremotriz de La Rance utiliza a diferença entre a maré baixa e a maré alta em um estuário na costa atlântica da França. Turbinas bidirecionais especiais geram um máximo de 240 megawatts, que equivale a 4% de toda a energia consumida na província francesa da Bretanha. (Foto: EDF Médiathèque)

____________________________________________________
Fonte: Allianz Sustentabilidade - http://sustentabilidade.allianz.com.br
____________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário